Skip to content

Projeto

PROJETO

Porque poderão os chatbots de IA generativa causar perturbação emocional?

a) Tal como outras tecnologias digitais (e.g., redes sociais, smartphones), a IA generativa, com a sua gratificação imediata e permanentemente disponibilidade, favorece a criação de dependências caracterizadas por um uso compulsivo, difícil de controlar e que tira tempo e energia a outras atividades, o que pode ter um impacto negativo no bem-estar emocional.

b) Como acontece com outras aplicações, o uso de IA generativa pode servir para aliviar sintomas de mal-estar e esquecer problemas momentaneamente, mas acabando posteriormente por exacerbá-los, uma vez que formas mais construtivas de lidar com o stress não são desenvolvidas.

c) Com a IA generativa a tirar dúvidas e oferecer respostas rapidamente, há o risco de prescindir do exercício de funções cognitivas superiores (um processo conhecido como offloading). Neste processo, várias funções cognitivas importantes podem ficar enfraquecidas, ou seja, por falta de exercício, poderão surgir dificuldades no pensamento crítico, tomada de decisão, intuição e criatividade, assim como preguiça e falta de autonomia.

d) O tempo de ecrã – agravado pela falta de exercício de tomada de decisão autónoma – poderá reduzir a consciência corporal com efeitos adversos na saúde mental.

e) Os chatbots de IA generativa, ao simularem a linguagem e as emoções humanas, podem levar muitas pessoas a desejarem “dialogar” com eles em detrimento da constituição de relações humanas e da aprendizagem que tal acarreta, o que poderá causar ou agravar sentimentos de solidão e alienação.

Voluntários

ESTUDO 1

Confiança em chatbots, uso problemático e sinais de mal-estar psicológico

Confiança em chatbots, uso problemático e bem-estar psicológico

O Estudo 1 analisa como a confiança excessiva e o uso problemático de chatbots de IA generativa se relacionam com sintomas de ansiedade, stress e depressão. Também explora o papel da consciência interoceptiva, a atenção aos estados internos do corpo, na ligação entre o uso da IA e o mal-estar emocional.

Os dados serão recolhidos através de um questionário online, a disponibilizar em breve. Todos poderão participar, independentemente do seu nível de utilização de aplicações de IA.

Da conversa com máquinas à consciência de si: compreender como as interações humano–IA moldam emoções, hábitos digitais e bem-estar.

ESTUDO 2

Reduzir o uso de chatbots durante uma semana muda como nos sentimos?

Reduzir o uso de chatbots durante uma semana muda como nos sentimos?

O Estudo 2 é uma experiência com pessoas que utilizam frequentemente chatbots de IA generativa. Durante uma semana, alguns participantes tentarão reduzir ao máximo esse uso (sem afetar o trabalho), enquanto outros manterão a rotina habitual.

Avaliaremos como se sentem antes e depois (ansiedade, stress, depressão) e recolheremos dados objetivos sobre o tempo de utilização. O objetivo é perceber se diminuir o uso melhora o bem-estar e reforça a atenção ao corpo.

Os participantes que concluírem o estudo receberão 50 € em vales de compras. Os detalhes sobre o recrutamento serão divulgados em breve (iremos atualizando esta informação).

Participe na investigação: inscreva-se
como voluntário(a) e fale connosco.